Começar um negócio é uma decisão importante e que precisa ser tomada com muito cuidado. É necessário ter um plano de negócio de qualidade, com a análise correta e um detalhamento das ações a serem tomadas e levar em consideração alguns pontos.
No post de hoje separamos 3 dicas para você iniciar o seu negócio com o “pé direito”. Confira:
Foque em áreas do seu conhecimento
São centenas de oportunidades de negócios em áreas diferentes, uns com suposto potencial de lucratividade maior e outros menor. A questão é: em que área você tem conhecimentos e habilidades para trabalhar?
Quando você entra no mercado, você enfrenta uma concorrência quase desleal, pois são muitas empresas, em sua maioria de grande porte, com pessoas altamente especializadas. Sabemos que ganhar espaço é difícil, por isso imagine fazer isso em uma área que você sequer tem conhecimento.
Faça uma listagem de negócios na sua área de atuação, nas quais você possua habilidades e conhecimentos técnicos. Acredite, nelas você encontrará a maior possibilidade de sucesso, descobrirá diferenciais e estará disputando o mercado à altura dos concorrentes.
Saiba como o mercado se comporta
Dizemos que o mercado tem três pilares: demanda, concorrência e projeção futura.
A demanda de pessoas que desejam seu produto está favorável? Estão dispostos a pagar o valor que você propõe? Suporta mais um produto/serviço no setor? Feitas estas considerações, é o momento de analisar a concorrência.
Quantos concorrentes diretos você terá? E indiretos? Seu produto/serviço tem capacidade de disputar o mercado com os concorrentes? Sua região é a melhor opção? Existe concorrência?
Muito cuidado quanto à concorrência, “inexistir” concorrência pode significar que o produto tem uma baixa demanda ou a lucratividade não é atrativa.
Por fim, tem-se a projeção futura. Você deseja abrir um negócio estável e ganhar dinheiro durante longos anos, correto? Alguns negócios podem ser boa opção no momento, contudo, para os próximos anos se prevê baixa no setor.
Faça um estudo sobre a projeção futura daquele ramo, responda perguntas como: como é a previsão para o setor nos próximos anos? Crescimento? Queda? O público que adquire o serviço/produto tende a crescer? Existem fatores externos que podem influenciá-los futuramente?
Caso as respostas sejam boas para estes 3 pilares, provavelmente está seguindo o caminho certo.
Reflita sobre a relação investimento x lucratividade
Prejuízo é o que todo empreendedor ao abrir um negócio deseja evitar, concorda? Antes de iniciar o negócio em si, faça um plano de negócios que conste de forma apurada a questão de investimentos, custos e lucratividade.
É perfeitamente possível analisar esses quesitos sem ter iniciado o negócio, claro, através de projeções, que podem ser bem próximas da realidade.
A primeira dica é: atenha-se à realidade. Não crie falsas perspectivas de lucro ou reduza o valor real dos custos para que você consiga dizer: o negócio é uma boa oportunidade. Por incrível que pareça, o cérebro busca por isso!
Apure os investimentos que serão realizados, os gastos mensais e avalie a lucratividade que a empresa lhe proporcionará com dados realistas. O ideal é fazer um plano de negócios, no qual contemple uma estimativa de prazo para começar a recuperar o valor investido através dos lucros do negócio. Quando exceder o prazo estipulado, fique atento, a lucratividade pode não ser tão atraente quanto você acha.
E aí, pronto para começar seu plano de negócio e pôr em prática as 3 dicas que vão te levar ao sucesso? Compartilhe com a gente suas dúvidas e continue navegando aqui no blog!