O planejamento financeiro, quando consistente e bem estruturado, é um dos segredos para o sucesso do desenvolvimento de pequenas e médias empresas.
Muito embora seja a experiência a grande responsável em possibilitar que as técnicas mais adequadas sejam implementadas, tomar conhecimento de algumas dicas de planejamento financeiro é uma ótima maneira de começar a pôr em prática as estratégias financeiras da organização.
No post de hoje vamos dar orientações valiosas para você saber fazer um planejamento financeiro brilhante para sua empresa! Confira a seguir:
1. Avalie a situação antes de agir
Antes de definir qualquer estruturação financeira para sua empresa, esteja ciente das condições em que ela se encontra. Dessa forma, conseguirá montar um perfil que lhe permitirá propor um planejamento específico. Monte uma planilha com dados sobre tempo de mercado, balanço patrimonial, o tipo de serviço, capital inicial de investimento e o público-alvo.
2. Tenha um plano de ação
Após avaliar a situação de sua empresa, você já consegue elaborar o plano de ação, que será um instrumento pelo qual você poderá definir os objetivos de crescimento do seu negócio, o que deve ser feito para atingi-los, as perspectivas de tempo para que isso aconteça (através de um cronograma, por exemplo) e quem será responsável por cada atividade que deverá ser realizada para se atingir esses objetivos.
3. Acompanhe os resultados
Através de relatórios mensais e anuais, é possível ter controle, em números, dos resultados alcançados ao longo do tempo e verificar, a curto e longo prazo, se os objetivos estão sendo atingidos. Isso é importante para que você não se surpreenda, tarde demais, com eventuais insucessos, tendo, assim, tempo hábil para intervir e contornar a situação.
4. Controle o fluxo de caixa constantemente
Controlar todas as entradas e saídas mensalmente propiciam uma visão ampla de toda a movimentação e situação financeira da companhia.
5. Mantenha um capital de giro
O fundo de reserva é importante para necessidades imediatas ou para eventuais necessidades. Por isso, ter controle sobre o capital de giro o ajudará a lidar com essas situações com mais tranquilidade.
6. Separe despesas pessoais e profissionais
Evite misturar finanças pessoais e profissionais. Isso dificultará o controle da situação financeira de sua empresa, impedindo-o de enxergar os reais resultados.
7. Tome cuidado com empréstimos
Pense em alternativas que evitem os empréstimos. Combinar com os bancos o próximo pagamento como garantia é uma possibilidade interessante. Sendo o empréstimo a única solução, tome bastante cuidado com os juros — que podem encobrir os lucros — e avalie as melhores opções existentes no mercado. Faça essa análise com calma e de forma detalhada.
8. Faça uso de plataformas online
Plataformas como o Meu Plano de Negócios são opções de planejamento financeiro que auxiliam o público a criar e aperfeiçoar seus planos de negócios. Estes softwares possuem espaços interativos, com dicas importantes sobre empreendedorismo, que variam desde a abertura até a gestão e planejamento da empresa. Vale a pena ficar por dentro!
E você, gestor, como está o planejamento financeiro da sua empresa? Mande suas dúvidas e fique de olho no blog!