O começo de um ano é sempre marcado por novos projetos e empreendimentos. No mundo do empreendedorismo, essa fase marca uma nova etapa para pessoas que desejam ingressar no mundo dos negócios com o pé direito.
O segredo para que um negócio dê certo está no planejamento uma vez que um bom plano de negócios servirá como base para que seu empreendimento decole e obtenha êxito. Não baste ter uma boa ideia, é preciso cercar-se de todos os detalhes a fim de garantir que sua estratégia lhe proporcione, de fato, um negócio lucrativo.
Para que 2015 seja um ano de excelência para você e para seus negócios, separamos 3 dicas que poderão ser muito úteis. Fique atento e procure colocar em prática para que seu ano seja inesquecível.
1 – Invista tempo para planejar bem o seu negócio
A maioria dos brasileiros, não se conforma em ler o manual de instruções quando compra um aparelho eletrodoméstico ou eletrônico. O imediatismo passou a fazer parte da nossa cultura. Essa geração se acostumou a ver as coisas acontecerem num piscar de olhos ou no apertar de um botão, e essa cultura tem se tornado comum também no mundo dos negócios. Muitas pessoas imaginam que vão começar um negócio e ver algum lucro no mês seguinte. Todo negócio de sucesso, seja em que segmento for, começa com um bom planejamento. O tempo gasto com o planejamento das ações que serão executadas no decorrer do empreendimento podem evitar erros e situações indesejadas que trariam desmotivação ao empresário. A falta de preparo é uma opção e não uma condição que não possa ser mudada.
2 – Conheça seus riscos
Parece desmotivador falar de riscos para alguém que está iniciando um negócio ou tentando impulsionar um empreendimento que já existe, mas é necessário. Antes de mergulhar de cabeça em um empreendimento, que tal dar uma boa olhada no mercado ao seu redor e ver o que anda acontecendo? Uma análise prévia de mercado poderá dar uma noção real das suas possibilidades de sucesso ou até mesmo direcionar suas ações para que não fique frustrado com os resultados obtidos. Não existe fórmula mágica. Se o mercado para seu produto ou serviço está em alta, ótimo, invista com determinação, porém, se as notícias não andam muito boas para o seu segmento, considere a possibilidade de ter um plano B ou até mesmo de adiar seu empreendimento.
3 – Seja apaixonado por aquilo que faz
Essa frase parece clichê, e para muitos é redundante, encontrada na maioria dos artigos sobre empreendimentos de sucesso. Queremos dar a ela outra perspectiva. Talvez a atividade que você está executando no seu negócio não seja aquela que você sonhou para sua carreira. Por exemplo, imagine alguém cujo sonho era estudar medicina. Infelizmente as mensalidades exorbitantes das universidades não permitiram que o sonho dele fosse realizado ainda, e hoje essa pessoa se encontra hoje atrás de um balcão vendendo pizzas.
Parece um quadro de derrota e frustração, mas considere que ele é o DONO da pizzaria e que embora não esteja fazendo aquilo que sonhou, essa é a empresa que ele planejou e abriu, e que tem tudo para crescer e trazer-lhe lucros suficientes para poder estudar e se tornar um médico. O ponto aqui é: não importa a atividade que faz, apaixone-se por ela, porque o seu desempenho vai proporcionar o alcance dos seus sonhos.
2015 pode ser o ano em que você vai tomar as rédeas da sua carreira profissional e decidir o que você vai querer para o seu futuro. Chegou a hora de você escolher o que vai estar fazendo nos próximos anos da sua vida.
O que você planejou para 2015? Quais as metas que estabeleceu para sua carreira profissional ou empresarial? Comente aqui conosco.