6 erros mais comuns na hora de elaborar um plano de negócios

planejamento12

Um plano de negócios serve direcionar um empreendimento. No entanto, é importante que o documento seja bem elaborado e condizente com a realidade da empresa para obter sucesso. Independentemente da área de atuação, minimizar os erros fará toda a diferença no sucesso do empreendimento e, por isso, é fundamental se atentar a pequenas situações que podem ser determinantes para uma boa atuação no mercado. Para ajudar você a montar um excelente plano de negócios, separamos os 6 erros mais comuns cometidos por quem está começando.

6 erros que podem comprometer um plano de negócios

 

1. Não ter objetivos bem definidos

Caso os objetivos não sejam bem elaborados, dificilmente os empreendedores saberão qual rumo tomar. Ter uma visão clara da estratégia que será adotada ajudará na elaboração das metas que a empresa pretende alcançar. Um plano de negócios bem estruturado define quais as metas de venda e demais objetivos, analisando o mercado, definindo o tempo que devem ser atingidos etc. Nessa perspectiva, as declarações em relação a visão do negócio devem ser bem definidas e não apenas clichês sem sentido. Além disso, os objetivos devem ser realistas.

 

2. Fazer projeções financeiras irreais

O otimismo pode ser uma faca de dois gumes na hora de criar o planejamento do empreendimento. Se for inflado e com projeções de vendas ou faturamento elevadas, será difícil de alcançá-las, mesmo se a intenção for fazer com que os envolvidos deem o melhor. Em contrapartida, se as projeções forem baixas, é possível que não haja o esforço para o sucesso do negócio. O ideal é que os envolvidos pesquisem bem, aliem as necessidades diferentes cenários e tenham certeza dos números para dar credibilidade ao empreendimento.
Está difícil encontrar planos de negócios com números estimados reais. Na maioria dos casos esses dados são fruto de “chutes” que podem não condizer com o mercado. No pior dos casos ele não oferece credibilidade ou sustentabilidade a essas projeções e por essa razão é de grande importância determinar valores coerentes com os praticados no mercado, incluindo sempre os custos de produção, transporte e distribuição.

 

3. Subestimar itens necessários

Alguns quesitos devem ser levados em consideração, com destaque para a concorrência e o público-alvo. Nenhum dos dois deve ser subestimado no planejamento, mesmo se o produto ou serviço for inovador e não apresentar concorrentes diretos. Isso por que você não sabe como o cliente irá se comportar em relação ao produto/serviço ou se existem substitutos para eles.

Para ajudar, analise se o plano de negócios responde a questões como: o consumidor tem sua necessidade atendida com o meu produto e o do concorrente? A partir daí você conseguirá entender ambos e assim oferecer soluções mais atraentes.

 

4. Não elaborar um bom plano financeiro

Para não errar, quem elabora um plano de negócios deve entender seus fundamentos e também os do plano financeiro, que também não deve ser feito a esmo. É preciso determinar e descrever bem qual a fonte de capital, cenários e o cálculo do ponto de equilíbrio. Além disso, é importante avaliar questões como o fluxo de caixa e capital de giro.

 

5. Não conhecer seu negócio e seu mercado

É importante ter conhecimentos sólidos sobre o negócio para evitar clichês que irão determinar que falta alguma coisa. Se você não conhece o negócio e não sabe como atuar, dificilmente a empresa irá para frente ou conseguirá investimentos. Planejamentos são bem específicos e necessitam de informações relevantes e que agreguem mais valor ao seu documento. Busque informações sobre o empreendimento ou uma consultoria para auxiliá-lo.

 

6. Não mensurar os riscos

Apesar da recusa dos empreendedores, todo o negócio apresenta riscos e colocá-los no plano de negócios ajudará a evitá-los. Os planos não são perfeitos e algumas situações podem não ser iguais ao planejado e, por essa razão, é importante enxergar os riscos, imaginar os pontos fracos e quais medidas podem ser tomadas como alternativas.

 

Compartilhe nos comentários a sua experiência com plano de negócios, tire dúvidas e dê sugestões!

Comments are closed.