Como se tornar um microempreendedor individual (MEI)

Não são todas as atividades comerciais que podem ser praticadas por um Microempreendedor Individual (Foto: Valdir Ribeiro Jr)

Não são todas as atividades comerciais que podem ser praticadas por um Microempreendedor Individual (Foto: Valdir Ribeiro Jr)

Esta semana o site da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios publicou uma matéria muito interessante detalhando os passos para se tornar um Empreendedor Individual, confira:

Criado em julho de 2009, o Microempreendedor Individual (MEI) é considerado a porta de entrada para o mundo empresarial. É, atualmente, a maneira mais simples que uma pessoa tem para abrir uma empresa no Brasil e tudo pode ser feito pelo próprio empreendedor.

Para ajudar aqueles que querem se aventurar nesse caminho, montamos o seguinte passo a passo com a ajuda dos consultores do Sebrae-SP Marcelo Ulliana e Filipe Rubim. Continue lendo

Descubra se o home office é ideal para sua empresa

Evitar congestionamentos, ganhar mais tempo com a família, poder comer de maneira mais saudável em casa e ter mais liberdade em relação aos horários. Essas são apenas algumas das motivações que levam pequenos empresários a pensarem seriamente na opção de fazer home office.

Entretanto, nem tudo são flores. Deve-se ter muito cuidado na hora de decidir trabalhar de casa, pois é preciso ter muita disciplina para evitar que os problemas domésticos não afetem a produtividade, além de exigir um esforço extra a fim de que o isolamento não tire o estímulo de trabalho.

Como saber então se o home office é a solução certa para quem está abrindo uma empresa? Vamos falar dos prós e contras desta modalidade de trabalho no post de hoje. Confira a seguir.

Continue lendo

Conheça mais sobre o Micro Empreendedor Individual – MEI

Você que tem um pequeno comércio ou exerce atividade por conta própria não pode deixar de conhecer as novidades que surgiram para o Microempreendedor Individual – o MEI.

Para quem não conhece ainda o MEI é uma modalidade bem simplificada de abertura de empresa, tem isenção de impostos e fornece garantias previdenciárias ao pequeno empresário. É ideal para quem tem medo da burocracia, mas que precisa legalizar o seu negócio.

Quer saber se você se enquadra nas exigências para abrir uma empresa desse tipo? Então confira nosso artigo a seguir:

Continue lendo

Descubra o formato ideal para montar a sua empresa

Certamente, a vida de um empreendedor não é fácil. O tempo todo é preciso tomar decisões: entre uma ou outra opção, um ou outro fornecedor, um ou outro produto a ser comercializado. Enfim, a lista de escolhas é interminável e faz parte da rotina de quem tem o próprio negócio. Acontece que, para cada decisão, existe as consequências, muitas delas extremamente impactantes para o negócio. E uma dessas decisões fundamentais para a vida da empresa ocorre antes mesmo da sua constituição: a escolha da modalidade jurídica da organização.

MEI, Eireli ou Ltda.? Normalmente, os empreendedores se veem diante dessas três opções na hora de criarem os seus negócios. Cada uma delas apresenta uma forma diferente de prestar contas com o Fisco, por exemplo, e possuem diferentes vantagens tributárias. Isso sem contar o fato de que, dependendo da forma de constituição, a responsabilidade dos sócios pelas dívidas do empreendimento pode ser direta! Nesse post, abordaremos as principais diferenças entre esses três modelos de empresa. Confira logo a seguir!

Continue lendo

13 principais dúvidas sobre o Microempreendedor individual

Neste post, vamos reunir as 13 principais dúvidas sobre Microempreendedor individual, que por sinal é uma ótima estratégia para quem está iniciando no mundo dos negócios.  Confira!

Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

Continue lendo