Cinco etapas para quem quer abrir o próprio negócio

Empreendedores

Pergunta: “Sinto-me emperrado em meu emprego atual. Não é um cargo ruim – tenho oportunidades de crescimento profissional e sou bem remunerado. O problema é que eu tenho uma ideia própria para uma empresa, que me mantém acordado à noite e me faz levantar de manhã. Mas todos os dias tenho de desviar essa energia para meu emprego. Deveria deixar meu emprego e começar minha própria empresa sem a menor garantia? As pessoas ficam me dizendo que não preciso me demitir para seguir meu sonho empresarial, mas sei que se eu quiser que se realize devo aplicar nele todas as minhas energias. Que conselho você me dá, e a outros como eu que se sentem igualmente presos?” Theodore Eccleston

Confira esta e outras respostas aqui:

Continue lendo

Como definir a estratégia de posicionamento da sua empresa

Para fazer um planejamento estratégico eficaz, um dos primeiros passos é definir o posicionamento da sua empresa. Você sabe responder exatamente qual é o papel da sua empresa no mercado e quais são os seus próximos objetivos e metas? Responder a essas questões pode parecer simples, mas é necessário mergulhar nessas respostas e encontrar o que diferencia sua empresa das concorrentes.

A estratégia de posicionamento é basicamente dividida em: missão, visão e valores. A missão é o propósito da sua empresa, o motivo pelo qual ela existe, a visão é onde sua empresa deseja chegar no futuro e os valores são os comportamentos, definidos em tópicos, que devem ser praticados por toda a equipe.

Que saber como encontrar o posicionamento da sua empresa? Confira o artigo de hoje e siga nossas dicas:

Continue lendo

Armadilhas que você deve evitar ao abrir uma empresa

Abrir uma empresa é um verdadeiro desafio, mas isso não impede que empreendedores continuem perseguindo seu sonho, fazendo o seu negócio ganhar vida e destaque no mercado.

No entanto, por maior que seja o empenho e a dedicação dos fundadores, alguns problemas podem impactar a nova empresa logo nos seus primeiros meses de vida ou mesmo antes dela nascer. Por isso, listamos uma série de armadilhas e como evitá-las para você ter um empreendimento de sucesso. Confira!

Continue lendo

Dicas para elaborar um plano de ação de sucesso

O plano de ação é uma ferramenta essencial na hora de alcançar objetivos e um grande aliado das empresas, seja ao montar um plano de negócios ou na hora de colocar em prática o planejamento estratégico. Isso porque, nele, é possível reunir todas as informações sobre um projeto e tudo o que é preciso ser feito para que se chegue à meta final. Desta forma, o plano de ação vai muito além do que traçar um objetivo. É preciso listar tudo o que deve  ser feito pra alcançá-lo e de que forma cada etapa acontecerá.

Assim, a utilização de um plano de ação pode ajudar uma empresa a alcançar os seus objetivos de forma mais assertiva, uma vez que são desenvolvidas todas as estratégias necessárias para alcançá-los, minimizando possíveis prejuízos e riscos. Além disso, uma empresa que planeja suas ações, com certeza, está na frente.

Então, quer saber como elaborar um plano de ação de sucesso? Continue lendo o nosso artigo!

Continue lendo

O que preciso saber para montar um plano de negócios?

Você sabia que o plano de negócios é uma indispensável ferramenta de gestão? Não é só quem deseja abrir uma empresa que deve elaborá-lo, mas também quem já empreende e quer criar um serviço ou produtos novo, ou uma nova área da empresa.

Mas, o que eu preciso saber para montar um plano de negócios?

Se você conhece bem sua própria empresa já tem meio caminho andado. O documento é composto por 8 etapas que incluem: planos financeiro, operacional e de marketing, análises mercadológica, estratégica e do próprio plano de negócios, além de construção de cenários e sumário executivo. Vamos agora conhecer cada uma dessas etapas.

Continue lendo