Dicas para elaborar um plano de ação de sucesso

O plano de ação é uma ferramenta essencial na hora de alcançar objetivos e um grande aliado das empresas, seja ao montar um plano de negócios ou na hora de colocar em prática o planejamento estratégico. Isso porque, nele, é possível reunir todas as informações sobre um projeto e tudo o que é preciso ser feito para que se chegue à meta final. Desta forma, o plano de ação vai muito além do que traçar um objetivo. É preciso listar tudo o que deve  ser feito pra alcançá-lo e de que forma cada etapa acontecerá.

Assim, a utilização de um plano de ação pode ajudar uma empresa a alcançar os seus objetivos de forma mais assertiva, uma vez que são desenvolvidas todas as estratégias necessárias para alcançá-los, minimizando possíveis prejuízos e riscos. Além disso, uma empresa que planeja suas ações, com certeza, está na frente.

Então, quer saber como elaborar um plano de ação de sucesso? Continue lendo o nosso artigo!

Como elaborar um plano de ação?

Cada fase do projeto deve ser especificada no plano de ação, levando em conta alguns fatores, de acordo com a aplicação de uma ferramenta muito utilizada na Administração, a 5W2H:

  • What — O que deve ser feito?
  • Why — Porque será feito?
  • Where — Onde será feito?
  • Who — Quem será o responsável pela atividade?
  • When — Qual o prazo para finalizar a etapa?
  • How — De que forma deve ser feito? Qual o método que será utilizado?
  • How much — Quais são os custos (financeiros ou não)?

Armadilhas

É preciso ficar atento a alguns detalhes para que o plano de ação seja eficiente. Desta forma, é necessário que seja definido um prazo adequado para a realização de cada atividade. Por exemplo, caso esteja planejando um evento, não adianta querer a liberação do alvará em dois dias se a prefeitura solicita um prazo de no mínimo 10 dias úteis.

Além disso, deve-se verificar se a quantidade de pessoas envolvidas no projeto é suficiente, se elas realmente têm a experiência, a habilidade e o conhecimento necessários para executar as tarefas definidas e se possuem disponibilidade de tempo para realizar as ações no período estipulado.

Outro ponto em que é preciso ter cuidado é na hora de definir quais são as etapas do plano de ação. É indispensável que seja tudo bem detalhado para que não se esqueça de nenhuma ação importante. Também é preciso ficar atendo à sequência das atividades. Não adianta querer solicitar o alvará se o local do evento não foi definido, não é mesmo?

Uma opção para evitar estas armadilhas é envolver todas as pessoas que irão participar do projeto na elaboração do plano de ação. Isso também evitará dúvidas sobre a responsabilidade de cada um sobre as atividades.

Além de ajudar a alcançar um objetivo de forma mais eficiente, o plano de ação possibilita que você acompanhe de forma clara o que já foi feito e o que falta fazer para chegar à meta estabelecida, auxiliando também no planejamento para estabelecer metas.

E você, ficou com alguma dúvida sobre fazer planos de ação? Compartilhe com a gente e continue acompanhando nossas dicas e notícias aqui no blog.

2 comentários sobre “Dicas para elaborar um plano de ação de sucesso

  1. ulisses disse:

    Olá,
    Excelente iniciativa!
    Não sou de postar comentários mas devido ao tamanho da ajuda que estou recebendo de vocês não havia como me furtar de no mínimo agradecer.
    Estou na fase de planejamento de minha empresa e, as informações postadas E da forma com que estão apresentadas me esclareceu enormemente.Por isso deixo aqui meus sinceros agradecimentos.
    Como sugestão, senti falta (ou não encontrei!) apenas de um template do plano de ação que, claro, achei no google inclusive um interessante com os 5W2H de autoria de Marshall Jr.
    No mais era isso vou continuar estudando seus outros textos para fazer a coisa direito, e quando inaugurar minha empresa volto aqui pra contar, novamente o meu muito obrigado!
    Ulisses de Farias

    • Caro Ulises,
      Quanta alegria em ler seu comentário! 🙂 \0/
      São comentários e sugestões como as suas que nos mostram que estamos no caminho certo, ajudando empreendedores como você a organizar as ideias e a coloca-las em prática.
      Sua sugestão, quanto ao plano de açoes já está em nossos planos para uma nova versão alem de várias outras funcionalidades que ajudarão o empreendedor a entender e acompanhar melhor o seu negócio.

      Conte sempre conosco e desejamos sucesso em seu empreendimento.

Os comentários estão fechados.