Devo contratar alguém para redigir meu plano de negócios?

A revista EXAME publicou recentemente uma matéria muito legal, respondendo uma pergunta muito comum entre os empreendedores, confira a matéria.

Devo contratar alguém para redigir meu plano de negócios?
Respondido por Eduardo Vilas Boas, especialista em plano de negócio

Diante da dificuldade que muitos encontram para escrever um plano de negócios é natural que pensem em contratar um especialista para escrevê-lo. Existem dois problemas que levam os empreendedores a não se sentir confiantes para redigir o próprio plano.

O primeiro deles é não saber o que é o plano de negócios e o segundo é a falta de habilidade com os números para elaborar as planilhas financeiras.

Ambos os problemas podem ser superados se o empreendedor se interessar e buscar conhecimento. Ler artigos, matérias e livros ou fazer algum curso sobre plano de negócios pode ajudar.

Se ainda assim o empreendedor não se sente confiante, ele deve buscar o auxílio de especialistas. Cabe destacar que o auxílio mais importante deve ser para a definição de toda a estratégia do novo negócio e não apenas com a redação do plano. A discussão do modelo de negócio e a adequação de toda a estrutura da empresa a ser criada para atendê-lo é a parte mais complexa.

O empreendedor deve ter em mente que terceirizar a redação do plano de negócios para outra pessoa é impossível. Afinal de contas, quem identificou a opor

Devo contratar alguem para escrever meu plano de negócios?

tunidade foi ele. Portanto, saiba que você, empreendedor, precisará ter tempo para se dedicar a esta tarefa, mesmo que contrate alguém para auxiliá-lo. Desconfie de quem lhe oferecer a elaboração de um plano sem envolvê-lo em todo o processo.

Mesmo que não contrate alguém para fazer documento, é aconselhável que o empreendedor peça para alguém com conhecimento neste assunto ler o seu plano. A leitura será essencial para encontrar possíveis inconsistências no próprio documento ou na estratégia que está sendo proposta. Essa tarefa pode ser realizada por alguém experiente da rede de relacionamentos do empreendedor ou por uma empresa especializada.

Eduardo Vilas Boas é empreendedor, doutor em administração de empresas pela FEA/USP, sócio da Empreende e criador do site Empreende.vc.

2 comentários sobre “Devo contratar alguém para redigir meu plano de negócios?

  1. Camila disse:

    Olá, estou tentando fazer meu plano de negócios, e gostaria de uma ajuda especializada. Vocês conhecem alguém em São Paulo, zona oeste, para indicar?
    Agradeço desde já, Camila

    • Olá Camila, temos uma equipe de especialistas que pode lhe auxiliar. Entraremos em contato por e-mail.
      Bem vinda a plataforma Meu Plano de Negócios.

Os comentários estão fechados.