A sazonalidade a favor do seu negócio

champagne_boxes_gifts_holiday_christmas_merry

Mesmo na sazonalidade positiva, sua empresa precisa estar preparada, não só para aproveitar o aumento de demanda, mas também para não ser prejudicada por ela.
Você sabe como administrar um empreendimento nestes momentos? Veja neste artigo algumas dicas valiosas.

Sazonalidade é o nome dado aos períodos em que a demanda sofre grandes variações. Quando a demanda sofre aumento, é chamada de sazonalidade positiva, e quando diminui, sazonalidade negativa.

Uma empresa competitiva sabe identificar e aproveitar ou se proteger ao máximo nestes períodos.

Aproveitando sazonalidades positivas

Primeiramente, um empreendedor precisa estudar os períodos sazonais para seu tipo de negócio.

Tendo uma previsão dos períodos sazonais, e que tipo de sazonalidade acontece, é necessário planejamento para que o empreendimento esteja preparado para aproveitar o melhor possível o momento sazonal positivo.

Para muitos tipos de produto, como a produção de ovos de páscoa, por exemplo, o período sazonal positivo ocorre apenas uma vez por ano.

Outro ponto importante é a capacidade de produção e atendimento. Muitos clientes podem ficar insatisfeitos com um empreendimento se não forem adequadamente atendidos. Uma má impressão pode ser irreversível para seu público alvo.

Por isto, se preparar para a sazonalidade positiva é tão importante quanto para a negativa.

Protegendo-se das sazonalidades negativas

A maioria dos negócios sofrem com a baixa demanda em certas épocas do ano. A boa notícia é que existem formas de minimizar ou até mesmo impedir que as sazonalidades negativas influenciem o negócio.

Assim como a sazonalidade positiva, o primeiro passo é identificar os períodos, e entender como a sazonalidade funciona.

Para se proteger da demanda reduzida, muitas empresas adotam a estratégia de mesclar atividades. Por exemplo, se uma sorveteria sofre uma queda brusca na demanda durante o inverno, pode passar a vender cafés e chocolate quente para equilibrar suas vendas.

Sobrevivendo e aproveitando as sazonalidades

A regra geral é: planejamento! Identificar os períodos de variação de demanda e se preparar para eles é a melhor forma de lidar com estes períodos.

Com a plataforma meuplanodenegocios.com.br você pode fazer este planejamento e construir cenários pessimistas e otimistas, em que você poderá analisar os números gerados nas duas citações e desenhar suas estrategias e ações para cada uma delas.

Segundo o Sebrae, muitas empresas vão à falência por falta de planejamento financeiro. Ter capital de giro é especialmente importante para ajudar seu empreendimento para sobreviver – e aproveitar – os momentos de turbulência, seja ela positiva ou negativa.
Uma excelente forma de planejar seu empreendimento é criando um Plano de Negócios. O meuplanodenegocios.com.br o auxilia neste processo, com dicas e um passo a passo fácil e intuitivo. Comece agora o seu!

Comments are closed.