Como a Análise de Mercado pode ajudar o seu negócio

São muitos e distintos os fatores que podem determinar o sucesso ou fracasso de um negócio, bem como são muitas as ferramentas e técnicas que servem como guia para definir estratégias, planos de ação e análises de riscos. Dentre elas, a mais importante e efetiva talvez seja a análise de mercado, mas você sabe por quê?

Confira no post de hoje como uma Análise de Mercado bem estruturada pode ajudar sua empresa!

Por que análise de mercado?

Levantar informações sobre o seu mercado de atuação é fundamental para conhecer os detalhes sobre economia, hábitos de consumo, concorrência, fornecedores de matéria-prima e demais fatores que podem afetar o andamento do seu negócio, o que permite que você mensure bem todos os esforços necessários e trace estratégias embasadas para atingir os objetivos esperados.

Embora o custo de uma análise profissional possa assustar pequenos empresários, que preferem investir em itens mais tangíveis de seu negócio, o valor das informações levantadas por uma pesquisa desse porte é imensurável e imprescindível para os resultados de uma empresa.

Quando fazer?

Ao iniciar um negócio, realizar uma análise de mercado é uma tarefa essencial para que os primeiros passos sejam dados com firmeza, possibilitando à empresa investir e angariar subsídios para crescer de forma saudável, tendo como base um plano de negócios bem elaborado.

É importante que essa análise seja uma constante nos planos da empresa, independente de seu porte e situação, afim de que sempre se planeje e trabalhe com informações atualizadas. Desse modo, o negócio elimina a possibilidade de se tornar obsoleto graças às mudanças do mercado.

O que e como analisar?

É comum que empreendedores acreditem que suas ideias são à prova de falhas, o que pode levá-los a perder muito dinheiro por ignorar o que acontece ao seu redor. Tal erro pode ser evitado com uma análise de 3 fatores que podemos considerar como os pilares de um mercado: concorrência, fornecedores e consumidores.

Analisar concorrentes e fornecedores envolve ferramentas consagradas como a Análise SWOT, que avalia pontos fortes, forças, pontos fracos e fraquezas de um negócio, e o benchmarking, que nada mais é do que uma avaliação comparativa na qual se coloca dois concorrentes lado a lado e avalia seus desempenhos para identificar melhores práticas e confrontar resultados a fim de traçar um plano de atuação coerente.

Já a análise de consumidores se dá, principalmente, através de pesquisas de mercado, que ajudam a traçar um perfil de consumo para seu público-alvo, mostrando quais produtos e serviços são interessantes, quanto ele está disposto a pagar, qual a sua relação com o produto e com seus concorrentes, em quais pontos seu negócio pode melhorar e o que você pode oferecer como um diferencial ou uma novidade.

Com todas essas informações em mãos, seu negócio está pronto para caminhar no rumo certo e, claro, mudar de direção ao sinal de novas oportunidades, sempre objetivando o crescimento sustentável e o sucesso.

E então, pensando em fazer uma análise de mercado para entender melhor o posicionamento de seu negócio? Compartilhe suas dúvidas e fique de olho nas novidades do blog!

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