Como criar oportunidades em momentos de crise

Se você vê os jornais da TV e tem lido os impressos nos últimos meses, é provável que a notícia de que o país enfrenta uma grave crise não seja novidade. Mas mesmo quem não está antenado com os noticiários consegue perceber o período de dificuldade a partir dos preços dos produtos no supermercado ou do aumento do aluguel, por exemplo. Este é o exato momento em que a maioria das pessoas se apega ao que acha que está mais seguro, como o emprego atual, ainda que não esteja satisfeita com os salários que recebe ou com as jornadas de trabalho.

Só que a crise pode, na verdade, esconder uma ótima oportunidade para mudar os rumos dos seus negócios, você sabia? Uma razoável ou pequena dificuldade pode ser o pontapé inicial para que alguém desenvolva uma ideia ou invista em seu potencial empreendedor. Que tal saber mais a respeito do assunto? Você consegue ver a adversidade como oportunidade? Leia nosso post e entenda porque você pode ter a chance de aproveitar as oportunidades em momento de crise.

Será que este é um bom momento para mudar sua vida?

Os momentos em que as dificuldades ocorrem às vezes fazem você parar e pensar sobre para onde sua vida o está levando. É claro que as pessoas podem fazer isso a qualquer momento, mas a rotina faz a gente funcionar meio que no piloto automático, não é?

A crise pode ser um ótimo estopim para que você reavalie seu plano de vida. E nessa reflexão tão pessoal, você pode chegar à conclusão de que está na carreira errada, ou quer se mudar para um município diferente, ou mesmo ter um filho. Você também pode se decidir a empreender dentro do negócio que lhe deixaria mais satisfeito do que na área em que está trabalhando agora. Reserve uma hora para perguntar a si mesmo se você está tocando a vida na direção que você deseja.

Como considerar a crise como uma boa oportunidade?

Realmente, para enfrentar a crise e analisar o cenário como um instante favorável para lançar um novo negócio, é preciso uma boa dose de coragem. Mas tomar atitudes construtivas e mais focadas, quando todos estão perdendo a cabeça e a fim de garantir o espaço já conquistado, pode lhe ajudar a chegar mais longe.

Você pode tirar vantagem do pessimismo infundado, pois ainda que o consumo diminua durante um período, ele vai voltar a encorpar um dia. As crises são cíclicas! E por isso são momentos favoráveis para quem tem conhecimento para analisar as brechas de mercado, realiza bem certas atividades e possui tolerância ao risco.

Quais vantagens a crise pode lhe oferecer?

Como as pessoas estão medrosas para se lançar em novos negócios, você poderá tirar partido da baixa concorrência. Mesmo que o poder aquisitivo não esteja tão forte, se você trabalhar com nichos de mercado e se desenvolver até a maré voltar a subir, há grandes chances de você se tornar um empreendedor bem-sucedido. E se você não possui tanto dinheiro para investir no seu negócio inicialmente, talvez consiga usar a criatividade para encontrar outras soluções de baixo custo e alta efetividade. A crise é o impulso eficaz para a capacidade criadora!

Talvez, nos momentos mais sérios de crise, a melhor colocação no mercado poderá ser aquela em que você trabalha para si mesmo. Você já pensou em empreender?

Os comentários estão fechados.