Como definir a estratégia de posicionamento da sua empresa

Para fazer um planejamento estratégico eficaz, um dos primeiros passos é definir o posicionamento da sua empresa. Você sabe responder exatamente qual é o papel da sua empresa no mercado e quais são os seus próximos objetivos e metas? Responder a essas questões pode parecer simples, mas é necessário mergulhar nessas respostas e encontrar o que diferencia sua empresa das concorrentes.

A estratégia de posicionamento é basicamente dividida em: missão, visão e valores. A missão é o propósito da sua empresa, o motivo pelo qual ela existe, a visão é onde sua empresa deseja chegar no futuro e os valores são os comportamentos, definidos em tópicos, que devem ser praticados por toda a equipe.

Que saber como encontrar o posicionamento da sua empresa? Confira o artigo de hoje e siga nossas dicas:

Entenda quem é o seu público-alvo

A primeira tarefa para definir um posicionamento eficaz do seu negócio é descobrir quem é o seu público-alvo. Procure saber quem são as pessoas que podem se tornar possíveis clientes da sua empresa. Defina região, idade, escolaridade, gostos, características, enfim, tudo o que você pode reunir de informações sobre essa audiência.

Ao descobrir quem é o seu público, você pode posicionar a sua empresa exatamente da forma como ele gostaria de ser atendido e abordado. A sua comunicação passa a ser totalmente voltada para essas pessoas — desde o atendimento pelo telefone, até a finalização de uma compra.

Saiba o que te diferencia no mercado

O que diferencia a sua empresa das suas concorrentes no mercado? Ao encontrar essa diferenciação, você poderá usar isso na sua comunicação e nas estratégias de Marketing.

Mas como encontrar essa distinção? Analise seus concorrentes, perceba como são feitos os atendimentos, quais sãos os seus produtos/serviços, como eles fazem o pós-atendimento etc. Encontre pontos em que sua empresa pode melhorar e o que você pode usar de diferencial competitivo.

Ao definir as suas qualidades e potencialidades, você terá argumentos para estabelecer um posicionamento de marca mais eficiente. Veja aqui algumas dicas de como fazer essa análise de mercado.

Tenha consistência em suas estratégias

Por fim, uma dica valiosa para posicionar a sua empresa de forma certeira e gradual é ser consistente no mercado. Você deve comunicar a sua missão, visão e valores em cada atitude e projeto que faz.

Ser bem claro e conciso nas suas estratégias de comunicação é o que fará o seu negócio se destacar no segmento.

Quando uma organização é coerente com os ideais que prega, ela consegue passar uma imagem transparente e condizente com os seus princípios, preocupada com a satisfação dos seus clientes, parceiros e comunidades.

Seja verdadeiro em suas ações de posicionamento de marca e esteja sempre presente nos lugares em que o seu público frequenta, seja em eventos, feiras, revistas, jornais ou canais digitais. Você verá que, com o tempo, a sua imagem irá se fortalecer, gradualmente, no mercado em que atua.

Lembre-se de ter um Plano de Negócios para ajudar a nortear as suas ações como gestor e acompanhar o progresso das suas estratégias. Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe com a gente e continue de olho em nossas postagens aqui no blog!

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