Como fazer um plano de negócios de sucesso

liderar equipe alto desempenho

As empresas impõem metas, mas como saber se tais metas são factíveis, utópicas ou superficiais? Será que não estamos pedindo demais ou muito pouco a nosso corpo de colaboradores?

Não é raro vermos empresas planejarem suas metas e, ao final do período de execução dos planos, verificarem que poucas ações foram realmente efetivadas. O ato de planejar não envolve simplesmente “colocar no papel” o que queremos ser no futuro, mas também como conseguiremos cumprir com os objetivos e em quanto tempo. É preciso lembrar que o alcance do sucesso não depende somente do alto escalão da empresa, todos precisam estar engajados em cumprir o seu papel. Somente assim, os resultados almejados serão alcançados.

O grande problema é como monitorar todo esse processo. As empresas impõem metas, mas como saber se tais metas são factíveis, utópicas ou superficiais? Será que não estamos pedindo demais ou muito pouco a nosso corpo de colaboradores? O planejamento deve ser visto como algo vivo dentro das empresas e revisto constantemente. É aí que se percebe a importância dos controles.Ao mesmo tempo, o processo de monitoramento não pode ser visto de forma negativa entre os colaboradores. Pelo contrário.

As responsabilidades de todos devem ficar claras, assim como a valorização dos membros em suas equipes. Tudo é um processo, desde o estabelecimento das metas até a sua execução. Portanto, é crucial que cada um saiba qual é o seu papel no desenvolvimento do plano e o cumprimento das metas.Os gestores devem se concentrar em processos que garantam os resultados desejados e certificarem-se de que todos se prepararam e focaram suas ações na busca do que é mais importante.

Neste sentido, o foco das ações torna-se o grande segredo. Não se pode perder tempo com instruções genéricas. É necessário melhorar a produtividade da equipe se concentrando em cada membro e sabendo o que e porque falar.Na prática, muitas empresas deixam o urgente comprometer a rotina de sua equipe e seus resultados. Mas, ao controlar as previsões, as empresas tornam-se capazes de apresentar planos mais consistentes e eficazes.

O segredo é controlar o tempo para que o líder faça o monitoramento a cada dia e apresente a seu gerente o tempo investido e os resultados obtidos. Chamamos este ritual de “cultura de alto desempenho”, onde mensalmente são analisados os indicadores e os planos de ações, em reuniões divididas em níveis hierárquicos.

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/como-fazer-um-plano-de-negocios-de-sucesso/76652/

Comments are closed.