Como o marketing pode alavancar o seu negócio?

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Com tanta mudança, instabilidade e incerteza, como é possível empreender? Em meio à crise, é viável abrir um negócio? Por que o marketing é tão importante na concepção e gestão de uma empresa?

Quanto maior a instabilidade econômica, maior a necessidade de perceber a dinâmica de mercado para oferecer as soluções adequadas, para o público certo e da forma correta. Compete à estratégia de marketing mapear e encontrar as soluções adequadas para os problemas do seu público. Vamos ver neste artigo qual é a grande chave para assumir as rédeas do seu negócio em tempos de crise.

Ao iniciar um negócio, a primeira decisão é escolher a atividade que a empresa exercerá. Já neste momento, o marketing é crucial no estudo dos ramos que estão em crescimento, das necessidades dos consumidores e as oportunidades de mercado. É necessário posicionar sua empresa, permitindo que ela venda em quantidade e de forma não só sustentável, mas lucrativa para o negócio.

Para um negócio já em operação, é preciso acompanhar as tendências de mercado e as mudanças nas necessidades dos consumidores, bem como aprimorar constantemente a descoberta de novos segmentos, através de pesquisas e feedback de clientes, para que sua empresa ofereça soluções cada vez mais adequadas aos consumidores.

Empreendendo em meio à crise

Um cenário econômico instável gera grandes alterações de mercado, e com elas, oportunidades constantes. A crise provoca novas necessidades, e o dinheiro troca de mãos. Enquanto muitas empresas se retraem, outras investem em marketing não só para equilibrar o impacto econômico, mas para criar oportunidades em tempo de crise. Outras, ainda, tratam como um momento de preparação para quando o mercado voltar a aquecer.

Consumidores com novos comportamentos demandam novas soluções, mais ajustadas às suas novas necessidades. Novas soluções demandam ajustes na marca e na imagem percebida pelos clientes e pode requerer mudanças no posicionamento da empresa no mercado.

Por exemplo, se você possui uma empresa de RH que oferece os serviços de recrutamento, seleção e treinamento, pode sofrer sérios impactos financeiros se o mercado reduzir a demanda por contratação de funcionários. Sua empresa, então, precisa se reposicionar. Uma solução poderia ser prestar serviços de treinamento para otimizar equipes reduzidas e torná-las mais eficientes. É o caso da HN Brasil, que utiliza sua inteligência de marketing para efetuar ajustes em seu posicionamento estratégico de mercado, para atender a seus clientes acompanhando suas necessidades.

O segredo está na dinâmica de mercado

Entender quais e como as necessidades dos consumidores estão se modificando é a grande chave do sucesso dos empreendimentos. Seja qual for sua atividade, é imprescindível conhecer a fundo seu público, seus desejos e anseios de consumo.

Um bom plano de marketing deve considerar:
• Público-alvo (clientes)
• Segmentação do público
• Produto ou serviço
• Marca
• Posicionamento de mercado
• Vantagens competitivas
• Preços
• Canais de vendas e distribuição
• Comunicação
• Comportamento do consumidor
• Pesquisas e feedback do cliente
• Ambiente, incluindo fornecedores, concorrentes, ambiente social, econômico, político e tecnológico

É fato que a crise traz dificuldades para uma quantidade considerável de pessoas. Para o empreendedor, no entanto, deve representar um período de movimentação, de alterações de cenários, um momento fértil e propenso para novas necessidades, que devem ser identificadas e supridas com novas soluções, mais inteligentes, otimizadas e vantajosas que as velhas soluções.

A melhor maneira de se preparar é dedicar algumas horas na elaboração do Plano de Marketing, que é um dos tópicos do plano de negócios. Mesmo que já possua uma empresa em operação, este plano deve ser periodicamente revisado e aprimorado, para definir a estratégia de posicionamento da sua empresa e acompanhar o mercado.

As ideias e estratégias iniciam com um esboço, e vão se aprimorando ao longo do caminho. Não deixe para depois, dê o primeiro passo! Clique aqui para iniciar o seu plano de negócios.