Crie oportunidade com a crise

Para alguns, a crise é sinônimo de medo, recessão e maus resultados para os negócios. Para outros, ela pode ser sinônimo de oportunidades e melhorias que podem fazer a empresa se expandir. É uma questão de como o empreendedor encara os desafios e se dispõe a enfrentá-los.

Nesse artigo de hoje vamos falar como os gestores podem encontrar oportunidades para encarar a crise. Continue acompanhando e saiba mais:

Fazer uma revisão de custos

O primeiro passo a ser tomado quando se está em crise é revisar todos os custos da empresa e analisar o que pode ser cortado. Se por um lado isso parece ser uma medida extrema, por outro ela pode trazer diversos benefícios.

Com a avaliação dos custos e o planejamento de cortes, é possível obter uma operação mais enxuta e livre de desperdícios. Quando o gestor identifica os pontos que precisam de melhorias e sabe exatamente onde cortar, muitas vezes não chega a ser necessário realizar o corte de pessoal.

Ter uma visão flexível no momento de crise

Muitos empreendedores têm dificuldades de enfrentar a crise devido ao fato de fazer comparações com períodos em que a economia ia bem e ficar preso a esse passado, fazendo com que o formato do negócio siga aquele padrão e não se ajuste à situação atual.

Nos momentos em que a economia se mostra instável, é necessário enxergar o mercado e tentar ajustar o seu negócio para essa nova fase. Por exemplo: se antes seus fornecedores praticavam ótimos preços, mas não possuem condições de oferecer esse benefício mais, procure adequar suas compras para que elas sejam feitas com maior volume e talvez assim, conseguir descontos em compras maiores. Além disso, você pode também tentar negociar prazos um pouco maiores para pagamento.

Dessa forma, você consegue fazer a readequação de alguns procedimentos e ter resultados mais satisfatórios.

Buscar por talentos disponíveis

Em tempos de crise, uma grande quantidade de bons profissionais acaba ficando disponível no mercado. É uma boa oportunidade de contratar um excelente profissional, que pode trazer novas ideias e contribuir para que a empresa melhore seus processos.

Oportunidade para conquistar novos clientes

Como muitas empresas sucumbem à crise e tomam decisões paliativas, se você opta pelo caminho distinto e busca um diferencial para o seu negócio, a possibilidade de conquistar novos clientes é ainda maior.

Quando você otimiza seus processos e reduz os custos, isso por si só já é uma vantagem competitiva para sua empresa. E se em meio a isso você consegue se destacar, é bem provável que os clientes procurarão a sua empresa, em vez da concorrência.

Ter criatividade e rever o planejamento de curto, médio e longo prazo do negócio, bem como revisar os processos e os custos é a melhor saída para conseguir obter bons resultados mesmo em tempo de crise.

Se você deseja crescer nos momentos em que a economia não dá sinais de melhora, é preciso deixar o medo de lado e rever o seu modelo de gestão, procurando se moldar à situação em que o país vive. Dessa forma, contar com um bom plano de negócios torna-se indispensável para transformar as adversidades em oportunidades dentro do seu nicho.

E você, como tem enfrentado a crise em sua empresa? Compartilhe suas dúvidas e experiências e conte conosco para ajudá-lo!