Empreenda pelos motivos certos

empreendedor-praia

Não ter chefe, trabalhar quando quiser, fazer o que gosta e ficar rico? Entenda os mitos que circundam as motivações para empreender.

Seja por sonho ou necessidade, empreenda pelos motivos certos!

Muitas pessoas tem uma visão irreal a respeito do empreendedorismo. Montar e cuidar de seu próprio negócio exige muita dedicação, organização e aptidão para riscos, principalmente no início. Já falamos sobre isso no blog, clique aqui para conferir.

Mitos e verdades

Das ideias erradas a respeito de empreender, elencamos abaixo os principais mitos e verdades, para que você tenha pé no chão e uma visão real a respeito de empreender.

Mito: Não ter chefe.
Verdade: Cada cliente pode ser considerado um chefe. Para quem deixa um emprego onde era cobrado por alguém hierarquicamente superior e passa a empreender, a sensação pode ser a de ter vários chefes ao mesmo tempo, onde cada cliente precisa ser atendido, a tempo e a contento. Sem dúvidas, no entanto, o principal chefe do empreendedor deve ser ele mesmo, principalmente ao cobrar de si mesmo disciplina, organização e esforço para gerenciar todas as áreas que um negócio requer.

Mito: Trabalhar quando quiser.
Verdade: Para poder cuidar de todo o negócio, o empreendedor não tem horário de trabalho, porque precisa estar disponível o tempo todo. Frequentemente não pode tirar férias quando quer e, muitas vezes, não é remunerado de acordo com sua dedicação.

Mito: Fazer o que gosta.
Verdade: Fazer o que gosta deve ser um grande motivador para empreender, e de fato é muito importante. Entretanto, outras atividades necessárias ao bom andamento do negócio serão imprescindíveis para o sucesso, e várias destas tarefas podem não ser agradáveis para o empreendedor.

Mito: Ficar rico rapidamente.
Verdade: É comum sonhar com grandes empreendimentos e fazer cálculos errados acerca do lucro, baseando-se em poucos fatores além do valor de aquisição e venda do produto. Um negócio é um pacote completo, que comumente envolve despesas com impostos, aquisições, pessoas, estrutura, insumos, marketing e muitos detalhes da operação. Os cálculos preliminares e o lucro imaginado sem um planejamento financeiro mais detalhado caem por terra, frustrando o empreendedor quando percebe que não terá o lucro e a velocidade de retorno inicialmente esperada. Obviamente, é possível, sim, ganhar muito dinheiro com o empreendimento, e um bom planejamento e acompanhamento financeiro auxilia neste processo.

Oportunidade versus necessidade

Sem dúvidas, outro grande problema é empreender por necessidade. Não pela necessidade em si, mas pela falta de planejamento e preparo que normalmente essa situação gera.

O Brasil é considerado o sétimo país que mais empreende, e 47% das pessoas o fazem por necessidade, de acordo com pesquisa do GEM (Global Entrepreneurship Monitor).

Empreender por necessidade é um problema quando leva à criação de um empreendimento sem o devido estudo do mercado e a definição da estratégia do negócio. É importante identificar uma oportunidade de negócios entendendo as reais necessidades dos clientes e as deficiências no atendimento pela concorrência, tendo em vista as tendências do mercado.

Ser empreendedor não é só ganhar muito dinheiro, ser independente ou realizar algo. Ser empreendedor tem um custo que muitos não estão dispostos a pagar. O empreendedor, mesmo muito bem-sucedido, geralmente trabalha de doze a dezesseis horas por dia, não raro sete dias por semana. Ele sabe o valor de seu tempo e procura utilizá-lo ao máximo trabalhando arduamente na realização do seu objetivo.

A conduta dos empreendedores em vencer todas as dificuldade para desenvolver seu negócio, pagando o preço do sacrifício pessoal para ter sucesso, é função direta de sua vontade de realizar.

Desenvolver um negócio próprio, no entanto, não é difícil. A dica é explorar nichos de mercado antes não explorados, entender o mercado e ter uma boa estratégia de vendas.
Ao se decidir por empreender, é importante elaborar um Plano de Negócios, que irá guiar seu empreendimento, reduzindo os riscos e os erros mais comuns, dando um norte ao empreendedor sobre como estruturar e conduzir o seu negócio.

O Meu Plano de Negócios é uma ferramenta online e gratuita, que o auxiliará neste processo. Vamos começar? Clique aqui para iniciar.

Comments are closed.