Muitos empreendimentos são abertos diariamente sem um mínimo de planejamento. Alguém tem a ideia de um produto ou serviço, abre as portas e voilà!
Todo empreendedor experiente ou instruído sabe que as coisas não funcionam assim.
Não à toa, a taxa de mortalidade das empresas é altíssima no Brasil. Segundo o SEBRAE, mais da metade das empresas fecham as portas em até 2 anos.
O sucesso não vem por acaso. Os empreendedores de destaque entendem a dinâmica dos negócios e utilizam a observação que fazem do mercado para estruturar suas empresas.
Dentre os aspectos mais importantes a se considerar, estão:
- A lei da oferta e da demanda
- Ciclo de vida de produtos ou serviços
- Cadeia de valor
A lei da oferta e da demanda
Também conhecida como Lei da Oferta e da Procura, esta lei descreve o comportamento dos consumidores na aquisição de produtos e serviços.
Em um período onde a oferta de um produto é muito maior que a procura, ou seja, há abundância do produto no mercado, seu preço tende a cair.
De modo equivalente, em períodos onde a demanda excede muito a oferta, ou seja, há escassez do produto no mercado, a tendência é o aumento do preço.
O empreendedor precisa entender que não é apenas a disponibilidade e o preço dos produtos que influenciam as decisões de compra, mas também as necessidades e desejos das pessoas, o poder de compra, a concorrência, a existência de produtos complementares ou substitutos, etc.
O ciclo de vida de produtos e serviços
Quando um empreendedor abre um negócio, ele espera que seu produto ou serviço tenha uma vida longa e rentável.
Nenhum produto ou serviço é eterno. Por força do “processo de destruição criativa”, conforme conceituado por Joseph Schumpeter, o produto passará pelas seguintes fases:
- Desenvolvimento do produto ou serviço
- Introdução do produto ou serviço no mercado
- Crescimento de vendas do novo produto ou serviço
- Maturidade do mercado
- Declínio
Na fase de desenvolvimento do produto ou serviço, o candidato a empreendedor acumula custos crescentes ou prejuízo. Na fase de introdução, o prejuízo começa a ser absorvido pelo lucro das vendas iniciais. Na fase de crescimento, as vendas disparam, assim como o lucro. Atingida a maturidade, as vendas chegam ao máximo e o lucro começa a diminuir por causa da crescente concorrência atraída pelo sucesso do produto ou serviço na fase de crescimento. Na fase de declínio, as vendas começam a cair e o lucro também, até que o produto ou serviço desapareça do mercado substituído por outro mais barato, mais eficiente ou ambas as coisas.
O empreendedor tem a missão de encontrar um produto ou serviço que tenha o potencial para ser um sucesso de vendas. Em segundo lugar, é necessário administrá-lo corretamente em todos os estágios de seu ciclo de vida, e assim maximizar o lucro. Durante o declínio, pode ser necessário desenvolver uma nova geração e estender sua vida, ou desenvolver um novo produto ou serviço.
A cadeia de valor
É o conjunto de todas as atividades necessárias para a entrega de um produto ou serviço ao consumidor final, desde as relações com os fornecedores, até os ciclos de produção, vendas e a distribuição final.
Um retalho de tecido, por exemplo, tem um determinado valor antes de o sapateiro transformá-lo em sapato. O sapato tem um valor maior se comercializado sob uma marca famosa em um shopping da moda. O mesmo sapato sem o valor agregado da marca tem menos valor se vendido num supermercado.
O papel do empreendedor é analisar a cadeia de valor do negócio em comparação aos concorrentes, objetivando maximizar o valor agregado nas atividades da cadeia de valor e minimizar seu custo em relação aos concorrentes.
Veja neste artigo como criar valor para o consumidor e desenvolver um modelo de negócios bem estruturado para obter um empreendimento competitivo.
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