Ao andar por uma rua de bares e restaurantes é possível identificar alguns estabelecimentos abarrotados de clientes, outros com poucas pessoas, e alguns com mesas vazias. Qual é a razão na preferência dos clientes? Qual é a fórmula do sucesso? Por que alguns vão fracassar?
Entenda neste artigo como identificar uma oportunidade de negócios.
Nenhum empreendedor nasce com o conhecimento e a experiência necessários para reconhecer negócios, entender como funcionam e compreender por que alguns são bem-sucedidos e outros fracassam. Esse conhecimento tem de ser adquirido com dedicação e esforço, observando negócios bem-sucedidos, medíocres e fracassados.
Caso já tenha um negócio, veja também neste outro artigo como criar oportunidades, mesmo em meio à crise.
A primeira coisa que o empreendedor precisa fazer para identificar oportunidades é ‘saber o que quer’. Como a maioria dos tipos de negócio exige muito mais dedicação do que as pessoas estão dispostas a oferecer, o empreendedor precisa entender as exigências do trabalho para o sucesso do negócio, bem como o estilo de vida que deverá passar a ter com o novo empreendimento, para optar engajar ou não no tipo de negócio.
Determinar os objetivos é o aspecto mais importante e difícil no início do negócio. O empreendedor deve saber o que quer realizar em sua vida, e são poucos os que conseguem focar e investir toda a sua energia na realização deste objetivo. A maioria não tem sequer um objetivo bem definido.
Ao não saber onde quer chegar, o empreendedor obviamente não tem condições de escolher o melhor caminho. O resultado é um negócio sem foco, que segue um caminho hoje e outro amanhã, sem um rumo definido.
À procura de oportunidades
Um empreendedor precisa desenvolver a perspicácia de avaliar os negócios, seus diferenciais e avaliar o trabalho, o conhecimento e o estilo de vida necessários, para entender em quais tipos de negócio está disposto a se engajar e quais opções seriam viáveis para ele.
Para encontrar boas oportunidades de negócio, o empreendedor deve:
• Entender as necessidades dos clientes dos negócios
• Procurar necessidades não atendidas
• Observar as deficiências nos atendimentos das necessidades dos clientes
• Entender as tendências que mudam as necessidades dos clientes
Ao observar estas características, o empreendedor precisa desenvolver soluções que sejam mais eficientes que a dos concorrentes e a um preço que seja pago pelo consumidor. O consumidor precisa enxergar o valor do produto e estar disposto a pagar o preço fixado pelo empreendedor.
Erros mais comuns
Erros mais comuns
Um negócio precisa ser claro e objetivo. Este tipo de erro comumente acontece nos empreendimentos que envolvem um grande sonho e falta de planejamento. Como um adolescente apaixonado, o empreendedor se submete a um estado de euforia com a idéia, que o cega para os riscos que precisam ser administrados para o sucesso do negócio.
Outro erro comum é o desconhecimento do mercado. Pode parecer – e é – um erro muito básico, mas ocorre com muita frequência. É o caso de um empreendedor que escolhe uma boa localização para seu negócio, mas não verifica sobre a aceitação do seu produto ou ainda a estimativa do volume de vendas para este público. Estes dados poderiam ser facilmente obtidos por uma pesquisa de 2 ou 3 dias com os possíveis consumidores.
Além disto, não diferenciar seu produto, escolher uma localização errada ou subestimar problemas técnicos na produção do produto são problemas comuns que levam empreendimentos ao fracasso.
Sabendo onde quer chegar, qual é sua predisposição ao risco, e encontrando uma boa oportunidade de negócio, o empreendedor começa bem o planejamento do seu negócio.
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