Inteligência competitiva em 4 passos

Inteligência Competitiva

Para sustentarem sua sobrevivência, as empresas precisam de estratégias para deter um ataque contra seus produtos ou serviços e, ainda, atacar seus competidores.

O posicionamento estratégico é essencial à sobrevivência no mercado, dada sua natureza competitiva. Sua empresa está preparada?

A inteligência competitiva pode ajudar uma empresa a detectar ameaças de concorrentes, eliminar ou diminuir surpresas, criar ou manter a vantagem competitiva e encontrar novas oportunidades.

IC ou Inteligência Competitiva é um programa sistemático de coleta e análise da informação sobre atividades dos concorrentes e tendências gerais dos negócios, visando atingir as metas da empresa, segundo Larry Kahaner, membro da SCIP – Society of Competitive Intelligence Professionals (www.scip.org).

Estratégia Competitiva não é assunto novo. Segundo Sun Tzu, devemos:

  • Conhecer o outro e conhecer a si próprio
  • Vencer sem perigos
  • Conhecer a natureza e a situação
  • Vencer completamente

A IC é um importante aspecto da Estratégia Empresarial, e pode ser entendida a partir do seguinte processo:

1. Defina os fatores de sucesso

Tal como ensinado por Sun Tzu, um empreendedor precisa conhecer o ambiente externo e o interno, entendendo suas forças e fraquezas, bem como conhecer o outro, seus concorrentes.

A partir disto, é necessário identificar os fatores que determinam o sucesso do negócio neste ambiente, permitindo definir uma estratégia de modo a conseguir uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Se isso não for possível, um candidato a empreendedor deve reconsiderar seu plano de desenvolver o negócio.

O novo negócio que o candidato pretende desenvolver deve atender às necessidades dos clientes com uma oferta de atributos de valor superior à dos concorrentes, e deve poder manter essa oferta superior diante da concorrência dos competidores.

Identificar quais informações são cruciais para o negócio é primordial para construir uma sólida estratégia competitiva.

2. Colha e analise as informações

Para alcançar ou manter sua vantagem competitiva, um empreendedor precisa colher informações sobre:

  • concorrentes
  • clientes
  • mercado
  • produtos
  • tecnologia
  • ambiente

As informações podem ser coletadas a partir de entrevistas, pesquisas, fontes das indústrias, clientes e fornecedores.

A análise de informações visa processar os dados coletados e transformá-lo em uma estratégia que permita obter vantagem competitiva sobre os concorrentes.

Ter informações confiáveis a partir da coleta de informações é crucial para a elaboração de uma estratégia bem sucedida.

3. Defina sua estratégia

Para conseguir vantagem competitiva, o empreendedor precisa diferenciar seu negócio dos concorrentes.

De modo geral, é possível diferenciar um negócio de duas formas:

  1. Fornecendo produtos ou serviços idênticos aos produtos dos concorrentes a um preço menor do que o deles,
  2. Fornecendo produtos ou serviços diferenciados pelos quais os clientes estão dispostos a pagar um preço maior que o dos concorrentes.

As duas possíveis estratégias competitivas definem abordagens distintas de como o empreendedor deve desenvolver seu negócio. Já abordamos este assunto anteriormente neste artigo.

4. Atualize seu Plano de Negócios

Ao executar os 3 passos anteriores, as decisões precisam ser registradas através da correção ou aprimoramento do seu modelo de negócio.

Se você ainda não não possui um Plano de Negócios, clique aqui. Caso já possua, mantenha-o atualizado para ter seu empreendimento sempre caminhando de acordo com a estratégia planejada.

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